domingo, 27 de novembro de 2011

DIferença entre PNG - JPEG - GIF

0

Antes de iniciar todos devem saber que todos os 3 são formato de compressão, com perda de dados, aplicado em imagens, interpretáveis por todos navegadores modernos(IE 6 não exibe o canal alpha do PNG), de acordo com o tipo de compressão a imagem pode conter transparência, mais ou menos cores, aceitar canal alpha, e claro, quanto maior o suporte a essas variáveis e a qualidade com que salvamos, maior será o arquivo.
São esses arquivos compactados que permitem reduzir o tamanho de uma imagem de 2mb para 50k e a evolução da web ao que é hoje, imaginem esperar carregar um bmp de 2mb antes de abrir um site, e se este site tivesse mais de uma imagem?
Mas afinal o que significam as palavras JPG, GIF e PNG? São siglas, que significam:

  • PNG: Portable Network Graphics;
  • JPEG: Joint Photographic Experts Group;
  • GIF: Graphics Interchange Format.
Falando então um pouco sobre cada um:
JPEG
Desenvolvido por Eric Hamilton, engenheiro da C-Cube Microsystems, este formato suporte trabalhar com esquema de cores de até 24 bits, ou seja, 16,8 milhões de cores.
O JPEG aceita diferentes níveis de compressão, quanto maior a compressão menor a fidelidade com a imagem original, ou seja, perde-se em qualidade, porém o arquivo resultante é substancialmente menor, cabe ao “Fazedor de Site” definir qual a qualidade adequada ao seu site, eu aconselharia no photoshop definirem a qualidade entre 60 a 90.
Lembrem-se, que uma desvantagem do JPEG é que a imagem normalmente perde qualidade a cada vez que o arquivo é salvo.
Os arquivos em JPEG aceitam as extensões .jpeg , .jfif , .jpe e .jpg, para internet é normalmente utilizada a extensão .jpg.
E por fim, este formato não possui suporte a transparência.
GIF
Foi criado pela empresa CompuServe, em 1987, suporta um máximo de 256 cores, das 3 deste comparativo é a que possui menor qualidade.
O GIF utiliza um formato de compressão que não altera a qualidade da imagem a cada salvamento, como ocorre com o JPEG, e por ter uma qualidade inferior, os arquivos GIF normalmente possuem tamanho bastante reduzido, o que estimulou muito seu utilizo na internet.
Outro fator que contribuiu para popularização do GIF é a possibilidade deste de criar pequenas animações.
O GIF apesar do suporte a transparência não suporta transparência em níveis diferentes, os chamados canais alpha.
PNG
Criado em 1996 motivado pela possível cobrança de royalties por parte da Unisys detentora dos direitos do formato GIF.
O PNG tinha como objetivo ser um GIF melhorado e de fato é, pois como o JPEG possui suporte a 24bits ou 16,8 milhões de cores, porém com um algoritmo de compressão mais eficiente, e que não proporciona perda de qualidade a cada vez que é salvo o arquivo.
Ainda, o PNG como o GIF possui suporte a transparência, mais ainda, em diversos níveis, com suporte ao canal alpha e ainda a entrelaçamento.
Devidamente apresentados os formatos você deve estar se perguntando, o PNG com todas essas qualidade, existe desde 1996, como ainda não dominou o mundo?
Reposta simples.
Internet Explorer.
O bendito browser da Microsoft não trabalha corretamente com PNG, como sempre foi o navegador mais utilizado, isso evitou a popularização do PNG. Existem códigos que simulam o canal alpha que o IE6 não consegue interpretar no PNG, porém nenhum garante o resultado 100% e muitos são complicados de implementar. Alem de imagens com fundo transparente que ele não reconhece e adiciona um fundo a elas(Veja como resolver isso aqui).
O Internet Explorer a partir da versão 7 oferece suporte ao PNG corretamente, porém, até que o mesmo substitua devidamente o seu antecessor, ou outro navegador o faça, como Firefox por exemplo, devemos nos contentar com a perda de qualidade do GIF para transparência, ou com códigos que tentem quebrar a deficiência deste navegador.
O JPEG é um formato interessante e bastante recomendado para exibir fotografias, por permitir controlar melhor a qualidade final desejada, mas pouco indicado para composição de layouts por não ter suporte a transparência .
GIF em um futuro, que espero que seja próximo, deve se aposentar, visto que atualmente mesmo as animaçõezinhas que o mesmo faz, são feitas de forma mais eficiente no Flash.
Fonte: fazedordesites

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by ThemeShift | Bloggerized by Lasantha - Free Blogger Templates | Best Web Hosting