segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Erro 404: como seria o mundo sem o Photoshop

0

Em todos os lugares a que você vai, o Photoshop está presente. Designers de todo o mundo utilizam o software de edição de imagens para criar produtos, anúncios, rótulos, embalagens e muito mais. Além disso, as fotografias que vemos em revistas, jornais e sites da internet são, muitas vezes, retocadas com o auxílio do programa da Adobe. Quem é que não queria que ele existisse na vida real?
Mas você consegue imaginar como seria o mundo se o Photoshop não existisse? O Tecmundo fez algumas previsões de como estaria o planeta sem o software. Prepare-se para conhecer o lado menos belo da vida virtual. Alertamos: algumas paixões platônicas por cantoras de música Pop podem morrer após a leitura.

Onde estão as pessoas perfeitas?

“Rostos impecáveis, sem rugas e espinhas”. “Corpos invejáveis, celulite não existe”. Pense melhor antes de dizer alguma dessas frases ao abrir uma revista. Tudo seria muito diferente se não existisse o Photoshop. Os artistas seriam muito mais parecidos com as pessoas que vemos nas ruas, todos os dias.
Quer uma prova disso? Pois trouxemos uma compilação de fotografias de algumas mulheres que são estão entre as mais belas do mundo, mas sem a maquiagem digital. As imagens são do site Chillout Point.
Galeria de Imagens
(Fonte das imagens: Chillout Point)
Diz-se que antes de existirem os softwares de edição, a beleza das imagens dependia muito mais da capacidade do fotógrafo e do diretor de fotografia. Por isso, em revistas masculinas era muito mais comum a presença de modelos deitadas, pois desse modo os corpos mostravam-se mais esguios. Há rumores de que algumas modelos, na década de 80, posavam de ponta-cabeça para que seus seios ficassem mais bonitos.
E isso não se resume às revistas masculinas. Hoje em dia, a grande maioria das publicações utiliza o software para “embelezar” homens e mulheres. Isso inclui aquelas que mostram as casas dos famosos, as que falam sobre a novela e até mesmo as que informam os benefícios das dietas e exercícios físicos. Pois é, aquele vestido não era realmente de alface.

A internet parou no tempo

Se você está vendo o Tecmundo com a interface moderna que ele possui, é porque o Photoshop permitiu que nossos designers o construíssem. O Photoshop é responsável pela criação do layout, que só depois será aplicado aos editores WYSIWYG (como o Dreamweaver).
Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução / Way Back Machine)
Quer saber como era a internet antes do Photoshop (e como ela continuaria sendo sem os editores gráficos)? Acesse o Web Archive e procure páginas da metade dos anos 90. Sites completamente feitos em HTML cru eram a realidade da web. Também era muito comum a aplicação de GIFs animados nas interfaces. Tecnologia avançada dos anos 90.
Ainda hoje existem sites assim. Alguns que apenas permaneceram no ar (como o do filme “Space Jam” – a nostalgia faz valer muito o clique) e outros criados mais recentemente (Landspeed, por exemplo). Se a Adobe não publicasse o Photoshop, provavelmente essas exceções seriam a regra.

Publicidade artesanal

Imagine como era construir um anúncio publicitário na década de 50. A grande maioria deles era composta por desenhos ou fotografias aliadas a ilustrações. Não existia a computação para que fossem realizadas edições em imagens. Em uma rápida pesquisa no Google Imagens, você pode encontrar exemplos do que estamos falando.
Apesar de os publicitários de décadas passadas possuírem muita criatividade, não era possível realizar montagens como algumas que são encontradas nos anúncios de hoje. Vestidos de alface (olha ele aí de novo), cavalos marinhos de pimenta e corpos de porcelana eram praticamente inconcebíveis.
(Fonte da imagem: Rodolfo Sampaio e Marco Martins / Moma Propaganda)
Imagine uma propaganda do Twitter ou do Facebook criada naqueles moldes. Há alguns meses, circularam imagens que mostravam exatamente isso. Sabe qual é a parte mais engraçada de tudo isso? Adivinha em que programa as montagens foram feitas!

O melhor editor de imagens

Já que estamos imaginando o mundo sem o Photoshop, precisamos encontrar um novo líder no mercado de editores de imagens. O Paint é limitado demais, pois não permite a utilização de camadas e máscaras, portanto ele está descartado. Que tal o Photoscape? Ele não possui funções muito avançadas, então também está fora.
Na verdade, não podemos citar o Gimp ou Paint.net igualmente, porque eles também apresentam seus problemas (assim como o Photoshop). É muito provável que outro software seria desenvolvido para suprir as necessidades gráficas da informática. E esse seria muito diferente, pois não teria o programa da Adobe para se inspirar. Que tal você criar um conceito de software para edição gráfica? Só não vale usar o Photoshop.
.....
O software que conseguiu chegar à liderança absoluta no mercado de editores deve demorar para conhecer concorrentes.  E você já tinha imaginado o mundo sem o Photoshop? Certamente ele seria um pouco menos belo.  Ou melhor, menos retocado.
Atenção: este artigo faz parte do quadro "Erro 404", publicado semanalmente no Baixaki e Tecmundo com o objetivo de trazer um texto divertido aos leitores do site. Algumas das informações publicadas aqui são fictícias, ou seja, não correspondem à realidade.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by ThemeShift | Bloggerized by Lasantha - Free Blogger Templates | Best Web Hosting