segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Devo remover a bateria do notebook para aumentar sua vida útil?

0

Esta é uma dúvida corriqueira da maioria dos usuários de notebook, netbooks e portáteis. Devo retirar a bateria do notebook para aumentar sua vida útil enquanto uso o aparelho pelo adaptador direto na rede elétrica?

Remover Bateria notebook Vida útil
Realmente, segundo pesquisas, retirar a bateria do laptop quando for usar o computador por longos períodos ligado na tomada pelo adaptador AC é a melhor pratica para resguardá-la.
O meu notebook passa a maior parte do tempo (em torno de 90%) ligado à rede elétrica sem a necessidade de uso de sua bateria e em meu notebook anterior deixava a bateria todo o tempo plugada no aparelho e sabe o que aconteceu depois de 2 anos? Simplesmente deixou de funcionar.
Não sei ainda o motivo, mas acredito que tenha sido por causa de quase nunca usá-la e deixa-la no notebook o tempo todo.
A melhor prática para aumentar a vida da bateria, segundo especialistas, seria usa corrente alternada, usando um pouco a energia da tomada e às vezes usando a energia da bateria
A minha recomendação é que se for usar o notebook praticamente o tempo todo na tomada, retire a bateria e a cada 7 ou 10 dias, use pelo menos uma vez o notebook somente com a bateria (sem estar conectado a rede elétrica), recarregando-o completamente assim que sua carga estiver no mínimo.
Isso evita que ao usar o notebook conectado a rede elétrica, possa causar danos à bateria por não utilizá-la e pela temperatura que se forma embaixo do computador (altas temperaturas causam danos à bateria) e se não for usá-la, é melhor retirar.
Mas se você usa o notebook muitas vezes em locais onde não tem tomada e precisa da bateria ou mesmo em redes que muitas vezes sofrem com interrupções na rede, então é melhor deixar a bateria no notebook (ou investir em uma fonte de alimentação ininterrupta, chamada de UPS).

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by ThemeShift | Bloggerized by Lasantha - Free Blogger Templates | Best Web Hosting