segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Como converter vídeos para celulares no formato 3GP

0

Que tal colocar seus vídeos preferidos que estão no seu computador no formato AVI, MPEG, MP4, FLV, MOV e MKV no seu celular? Para isso é necessário transformar os vídeos para os formatos aceitos pela maioria dos celulares, o 3GP.

como converter vídeos para ver no celular
O 3GP é um formato de arquivo de vídeo que foi definido pela 3GPP (Third Generation Partnership Project) e que devido ao seu formato compactado, permite-se o uso em aparelhos que tenham uma capacidade de memória limitada, como a maioria dos celulares 3G.
Esta extensão de vídeo (3GP) se tornou popular junto com o FLV graças ao Youtube e marcas de telefonia como Nokia, Motorola, LG, Samsung, Sony Ericsson e outras definiram como o padrão para seus celulares e smartphones com câmeras.
Mesmo sendo uma variação do consagrado codec MPEG-4 que consegue comprimir os vídeos e manter praticamente sua qualidade, o 3GP consegue comprimir bem os vídeos, mas a qualidade não se torna muito boa, infelizmente.
Bem, vamos ao tutorial de como converter arquivos de vídeo para 3GP e poder visualizar os vídeos em seu celular ou smartphone.
Para começar, precisamos baixar um programa chamado: Pazera Free Video to 3GP Converter:
http://www.pazera-software.com/products/video-to-3gp-converter/
Pazera Free Video to 3GP Converter é um programa que serve para converter vídeos dos formatos AVI, DivX, XviD, MPEG, MPG, WMV, ASF, MOV, QT, FLV, SWF, MP4, M4V, 3GP, 3G2, MKV, VOB, DAT em formato de vídeo para celular (3GP ou 3G2). O programa permite que converta totalmente um filme ou parte de um vídeo. Você pode limitar o tamanho total que o video poderá ter e ainda ajustar algumas configurações de bitstream como audio e video bitrate, frames por segundo, resolução, sampling frequency e outros.
Baixado o arquivo no site da Pazera Software, que vem compactado (zipado), basta descompactar para extrair todos os arquivos que fazem parte do programa. Você pode usar o 7-zip para isso ou outro descompactador de arquivos de sua preferência.
Extraindo Free video converter
Após extrair os arquivos, deverá ver os arquivos que compõem o programa Pazera Free Video tp 3GP converter como está na imagem abaixo:
Abrindo programa videos
Basta agora abrir o arquivo chamado “videoto3gp.exe”.
videoto3gp.exe
Com o programa aberto, é hora de adicionar os arquivos de vídeo que deseja transformar em 3GP ou 2GP. Para isso, basta clicar em “Add files”.
Adicionando os videos
Abrirá uma janela onde poderá localizar e adicionar os vídeos que estão em seu computador. Após selecionar o vídeo, clique em “Open” ou “Abrir”.
Escolhendo os vídeos
Clicando no Listbox “Profile”, você terá uma série de opções de conversões possíveis para seu celular. Você pode tentar selecionar uma das opções que sejam compatíveis com seu aparelho, tanto no tamanho da tela quanto no codec compatível. Mas caso não saiba, recomendo deixar como está e depois caso o vídeo não reproduza em seu celular, trocar escolhendo outras opções.
Opçoes definidas
Há outras opções para quem tem uma maior conhecimento em conversões de vídeo o codec do vídeo (H.263, MPEG-4 AVC e XviD), bitrate, frames por segundo, formato, freqüência e bitrate do áudio, resoluções, tamanho do arquivo limite, tempo limite, etc.
opções de video avançada 3gp
Caso tenha pouca memória no celular, é possível configurar o software para que o vídeo termine de ser convertido quando um tamanho limite for estipulado. Para isso, basta modificar a opção conforme imagem abaixo, com o tamanho total que o arquivo deve ficar:
Ajustando tamanho video 3gp
Mas isso é opcional. Alterar esta opção do tamanho do arquivo poderá fazer com que o vídeo fique com uma imagem muito ruim ou não será totalmente convertido.
É possivel também escolher onde o vídeo deverá ficar após convertido. Por padrão ele ficará no mesmo diretório onde está seu vídeo a ser convertido, mas é possível alterar se quiser.
diretório saida video
Agora para converter o vídeo no formato 3GP, basta clicar no botão “Convert” e aguardar o processo ser concluído, que seu tempo varia conforme a “potência” de processamento do seu computador.
Convertendo os videos para 3gp
Esta é a tela que aparece quando o vídeo está sendo convertido, com a barra de progresso em andamento e outras informações sobre o vídeo.
Video em conversão 3gp
Quando o status estiver como “Done” (concluído), significa que a conversão foi realizada com sucesso e que poderá fechar a janela.
Vídeo convertido para 3gp
Vejam a diferença no tamanho dos arquivos. No arquivo de cima é o vídeo convertido em 3GP e logo abaixo é o original no formato AVI (Xvix).
diferenca tamanho 3gp
Pronto, agora é só enviar o vídeo convertido para o seu celular ou smartphone através do USB, Bluetooth, Wifi ou outro meio que seu aparelho aceite.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by ThemeShift | Bloggerized by Lasantha - Free Blogger Templates | Best Web Hosting