segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Como instalar o Windows 8 em Máquina Virtual (VirtualBox, VMware)

0

Instalar o Windows 8 em uma máquina virtual como o VirtualBox, VMware, Parallels e outros lhe dará a chance de poder experimentar o novo sistema da Microsoft sem ter perigo de bagunçar as configurações de seu computador.
A instalação por meio da máquina virtual é rápida e segura, onde através de um software emulador, poderá rodar o Windows 8 sem problemas de afetar qualquer coisa em seu computador.
Primeiro é necessário baixar o Windows 8. Você poderá fazer o download do Windows 8 tanto na versão de 32 bits quanto na versão de 64 bits. Eu recomendo para a instalação em uma máquina virtual, a versão de 32 bits (x86) por ser mais compatível com a maioria dos drivers e assim funcionar bem em seu PC ou Portátil (notebook, netbook, etc).

Instalando Windows 8 no Virtualbox
Enquanto o Windows 8 é baixado, vamos ter que instalar uma das máquinas virtuais mais conhecidas atualmente (recomendo VirtualBox pois o tutorial é baseado nele):
  • VirtualBox: É um programa que virtualiza sistemas operacionais. É gratuito e funciona no Windows, Linux, Mac e Solaris e é atualmente mantido pela Oracle. Baixar VirtualBox
  • VMware Fusion: Funciona da mesma forma que o VirtualBox e atualmente está em sua quarta versão e disponível para Mac por US$ 50,00. Mas dá para testar por 30 dias.
  • Parallels Desktop: Um ótimo programa de virtualização de sistemas operacionais para Mac, mas custa mais caro, US$ 80,00 e poderá testar por 15 dias.
De posse do seu programa de virtualização preferido e instalado em seu computador, vamos a instalação do Windows 8.
Instalando o Windows 8 no VirtualBox:
Abra o VirtualBox e em seguida, clique no botão “Novo” (New) para poder iniciar as configurações.
Novo Virtualbox
Aparecerá a primeira tela do passo a passo para iniciarmos a configuração. Clique em “Próximo” (Next).
virtualbox novo wizard
Neste primeiro passo, termos que colocar o nome do sistema no campo “Nome” (Name). Você pode colocar Windows 8 ou outro nome que quiser. Depois teremos que escolher o sistema operacional (Operating System). Escolha “Microsoft Windows”. Na versão (Version), “Outro Windows” (Other Windows). Eu escolhi “Windows XP” e funcionou, mas acredito que o correto seria “Outro Windows” mesmo.
virtualbox vmname ostype
No passo de ajustar a quantidade de memória RAM que o programa irá armazenar para o Windows 8, se você baixou o Windows 8 32 bits, coloque 2048 de memória RAM. Caso tenha escolhido a versão de 64 bits, recomendo que coloque 3072 de memória. Claro que você terá que ter esta memória ou mais disponível em seu computador, senão poderá dar problema na hora que executar o Windows 8.
virtualbox memoria
Agora devemos criar um disco de inicialização. Aqui simplesmente deixe as configurações como na imagem abaixo e clique em “Próximo” (Next).
virtualbox startup disk
Na etapa de criar o tipo de arquivo, alguns preferem o “VMDK” que pode ser usado por outros programas que virtualizam sistemas operacionais. Eu prefiro no VirtualBox escolher o próprio “VDI”, por ser mais compatível com o programa. Então cabe a você escolher entre o VMDK ou VDI. Depois clique em “Próximo” (Next).
virtualbox tipo arquivo
Nesta outra tela, devermos escolher os detalhes de como será o armazenamento dos arquivos e informações do Windows 8. Existe a opção “Alocar dinamicamente” (Dinamically Allocated) que vai aumentando o tamanho em disco conforme a necessidade e o “Tamanho fixo” (Fixed size) que fixa um tamanho definitivo no disco. Escolha a opção “Tamanho fixo” (Fixed size) para obter um melhor desempenho.
virtualbox storage details
Na tela de escolha do destino e tamanho do disco virtual em “Localização” (Location), poderá escolher o destino de onde deverá ser criado o disco virtual. Eu recomendo deixar como está, a não ser que precise modificar o destino para outra partição ou HD externo, caso não tenha espaço no local padrão.
No tamanho do disco virtual, se fez o download do Windows 8 32 bits, coloque entre 18.00 GB e 20.00 GB. Caso tenha escolhido a versão de 64 bits, coloque entre 20.00 e 25.00 GB.
virtualbox tamanho disco
Nesta última tela aparecerá um sumário das opções que escolheu. Basta clicar em “Criar” (Create) para o VirtualBox criar o novo disco virtual para a instalação e uso do Windows 8.
virtualbox sumario criacao disco
Após a criação do disco virtual (que pode demorar um pouco), caso apareça a tela com o resumo novamente, basta clicar em “Criar” (Create) novamente, para que a opção de iniciar o Windows 8 pela tela principal do VirtualBox apareça.
virtualbox windows8 iniciar
Selecione a opção do Windows 8 (caso ela não esteja selecionada) e clique em “Configurações” (Settings).
virtualbox windows8 iniciar settings
Clique na opção “Sistema” (System) habilite a opção “Habilitar IO APIC” (Enable IO APIC).
virtualbox windows8 settings system
Em seguida clique na aba “Processador” (Processor). Se você possui um processador com vários núcleos, poderá definir a metade deles para o Windows. Por exemplo, se possui um processador dual core, deixe como 1 no processador (pois 1 núcleo será para o seu sistema operacional que está executando atualmente e o outro para o Windows 8). Se tiver um processador com 4 núcleos, coloque 2 no processador e assim por diante. Mas caso não saiba ou não tem certeza, deixe como 1.
É importante marcar a opção “Habilitar PAE/NX” (Enable PAE/NX).
virtualbox windows8 settings system processor
Agora clique na aba “Aceleração” (Acceleration) e marque as opções “Habilitar VT-x/AMD-v” (Enable VT-x/AMD-v) e “Habilitar Paginação aninhada” (Enable Nested Paging).
virtualbox windows8 settings system aceleracao
Não acabou ainda e esta é uma parte importante da instalação, pois dirá ao VirtualBox onde está a .iso (arquivo que baixou do Windows 8) para iniciar a instalação. Nesta mesma tela de “Configurações” (Settings), clique em “Armazenamento” (Storage) e em seguida clique em “Controlador IDE” (IDE Controller) e escolha “Vazio” (Empty).
Na direita, em “Atributos” (Attributes) clique no ícone do CD azul e depois escolha “Escolher um virtual CD/DVD arquivo” (Choose a virtual CD/DVD disk file). Escolha o arquivo do Windows 8 que baixou e clique em “OK”.
virtualbox windows8 settings system storage
Você voltará a tela principal do VirtualBox. Agora é só clicar duas vezes na opção do “Windows 8” para iniciar sua instalação que é muito semelhante (para não dizer igual) a instalação do Windows 7.
virtualbox windows8 iniciando instalacao
iniciando instalacao windows8
Pronto, agora é só terminar de configurar o Windows 8 e usar a vontade no VirtualBox sem o risco de alterar o seu computador.
windows8 instalado
Lembre-se que o Windows 8 não terá o mesmo desempenho do que se estivesse instalado diretamente em seu computador, podendo ficar lento em certas tarefas. A instalação do Windows 8 no Parallels e VWware é ainda mais fácil do que no VirtualBox, veja:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by ThemeShift | Bloggerized by Lasantha - Free Blogger Templates | Best Web Hosting