segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Adsense: 5 dicas que funcionam para mim e pode ser que funcionem pra você

0

Eu já uso o AdSense há mais de dois anos e meus ganhos vêm aumentando com o tempo e acho que posso dividir com vocês algumas coisas que aprendi ao longo desse tempo.
Tenham em mente que o que conto aqui são experiências que funcionaram pra mim. Pode ser que você tenha resultados completamente diferentes. Não garanto nada. Além disso, é quase impossível que alguma dessas dicas seja completamente original, dada a quantidade absurda de informações e dicas sobre o adsense que podemos encontrar pela web afora.

Sempre coloque seus anúncios “acima da dobra” (above the fold, pros íntimos)

Isso mesmo. Bem óbvio, mas não custa lembrar. Anúncios do adsense colocados abaixo da dobra, ou seja, fora da visão do usuário — caso ele não role a tela para baixo — são uma completa perda de tempo.
Vejo muita gente dizendo por aí que, em blogs, blocos do adsense de 300×250 ou 336×280 ao fim de cada post funcionam muito bem. Bullshit! Quase ninguém clica. E, creio que isso tenha uma relação direta com a próxima dica.

Quem clica mesmo no adsense — e em qualquer outro anúncio no mesmo estilo — são os paraquedistas (usuários vindos de sites de busca). Aproveite-se disso

Porquinho de dinheiro do Adsense
Venho percebendo esse padrão há algum tempo e agora confirmei minhas suspeitas usando o AdSpyTracker (programinha muito legal de estatísticas para o adsense. Custa Custava $9,99 dólares [agora custa $49] e você pode recuperar essa grana usando o programa de afiliados). Mais de 90% dos cliques em anúncios do adsense vêm de usuários que chegaram ao meu blog por meio de algum site de busca.
Sendo assim, tento tirar algum proveito desse fato, destacando um pouco mais os anúncios para esses usuários. Ultimamente, tenho colocado o bloco de 336×280 de dentro do post entre o título e o conteúdo. Para os usuários que chegam ao blog por outros meios — ou seja, os leitores fiéis –, o anúncio flutua ao longo do conteúdo. Os resultados têm sido excelentes e não tenho reclamações de usuários.
[update] Uma maneira simples de saber se o usuário veio de um site de busca é instalar o plugin landing sites. Teste assim:
<?php if (ls_getinfo('isref')): ?>
<!-- Código adsense específico para os usuários vindos de uma busca -->
<?php endif; ?>

O único problema é que ele não inclui os sites nacionais de busca, como UOL, Terra e IG. Eu fiz uma modificação na versão 1.3 do plugin para incluir estes sites. Se te interessar, pegue o código arquivo modificado.

Não tenha vergonha na hora de posicionar seus anúncios. Quem reclama deles provavelmente não tem contas a pagar

Ou seja, se vai fazer, faça direito. Não adianta colocar um botãozinho de 125×125 no final da barra lateral. Use os formatos maiores, de preferência os retângulos de 300×250 e 338×280. Sempre acima da dobra.
Anúncios são intrusivos. Ponto. Mesmo os anúncios do adsense, que são contextuais. Se você não pode conviver com isso, é melhor retirar todos os anúncios de seu site ou então se conformar em pagar, no máximo, a conta da hospedagem com seus lucros. Claro, se for este o seu objetivo, vai fundo, não sou eu que vou criticar.
Se uma parcela muito grande dos seus leitores começar a reclamar dos anúncios, pode ser que você esteja exagerando e transformando a experiência deles ao usar seu site em um pesadelo. Se apenas alguns malas reclamarem, recomende que usem algum meio de bloquear os anúncios (adBlock, por exemplo) ou simplesmente ignore.
Há uma cultura idiota por aqui — e não sei se é só por aqui — de que ganhar dinheiro é algo feio e sujo. Parece que alguns ignoram o fato de que as contas têm um poder quase sobrenatural de chegar na sua casa todo mês. E você tem que pagar, senão…
Anúncios são uma forma legítima de ganhar dinheiro e proporcionam a você algo muito prazeroso, que é a possibilidade de ganhar dinheiro fazendo o que faria de graça.

Use títulos da cor de seus links e esconda ao máximo as URLs

Esse é um achado recente. Copiei do Darren Rowse. Na hora de escolher a paleta de cores para seus blocos de anúncios do adsense, use para os títulos a mesma cor usada para os links em seu template e não use borda e cor de fundo de cores diferentes da cor do fundo da área onde os anúncios serão inseridos. E use para a URL (caso o formato escolhido exiba a URL) uma cor que tenha o mínimo possível de contraste com a cor de fundo.
O meu palpite é que quando a URL do anúncio é menos visível, este fica com menos “cara de anúncio” e é mais provável que renda um clique. Se alguém tiver uma explicação melhor, me diga.

Faça testes A/B sempre que estiver em dúvida.

Achar o posicionamento, formato e paleta de cores perfeito para os seus anúncios é algo que pode demorar algum tempo. E a maneira mais efetiva de se chegar a um resultado satisfatório é fazendo testes A/B.
Testes A/B são testes em que você apresenta duas soluções que diferem entre si por um único fator, em situações idênticas e com a mesma freqüência.
Por exemplo, digamos que a o texto dos seus anúncios seja preto. Mas você fica se perguntando se não seria melhor que fosse laranja. Um teste A/B pode tirar essa dúvida em pouco tempo.
Existem duas maneiras de fazer testes A/B com anúncios do adsense. Uma foi apresentada pelo próprio google, e é feita no cliente, usando javascript.
A outra é feita no servidor, usando uma linguagem como PHP, por exemplo. Não vou explicar isso em detalhes por aqui. Basta saber pegar um número aleatório entre dois possíveis e sabe usar um IF. Se não souber, use a solução oficial que é mais jogo pra você.
E é isso. Você não vai ficar milionário usando essas dicas, mas pode ser que lhe ajudem a obter melhores resultados com seus anúncios do adsense.
E você? Tem alguma dica matadora para o adsense aí guardada com você? Por que não compartilhar com a gente?

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by ThemeShift | Bloggerized by Lasantha - Free Blogger Templates | Best Web Hosting