segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Conheça os widgets mais incríveis para personalizar o Windows 7

0


Você ainda não sabe o que é um widget? É muito simples entender o que eles representam. Widgets são pequenos softwares bastante leves que são anexados à Área de trabalho para facilitar o acesso do usuário a informações que demandariam caminhos mais longos para serem adquiridas.
Widgets podem oferecer dados do sistema operacional, dos dispositivos do sistema ou até mesmo capturar informações de sites da web automaticamente. Assim conseguem colocar no desktop do usuário o que ele quer saber, sem precisar abrir navegadores, encontrar sites e todo o resto do processo.
O Portal Baixaki selecionou alguns dos widgets mais interessantes para o sistema operacional que mais vem conquistando usuários e fãs nos últimos meses, o Windows 7. São programas leves que podem ser muito úteis para todos os tipos de usuários.
Vários widgets instalados
Antes é preciso explicar como instalar um widget no computador. O processo é bastante simples, basta ordenar a execução do arquivo de instalação e em seguida autorizar a instalação. Logo em seguida o widget é aberto no desktop e, para alterar as configurações dele, é necessário clicar sobre a chave de fenda localizada à direita da interface principal.
Agora sim é hora de verificar as principais ferramentas para a Área de trabalho do Windows 7.
Os widgets mais legais
System Volume
Se você não gosta de utilizar os controles de volume do Windows, experimente o System Volume, uma ferramenta que coloca o controlador de áudio diretamente na Área de trabalho. Além disso, este widget permite o controle dos vários canais de áudio independentemente, ou seja, cada caixa conectada ao computador pode ser controlada de maneira individual.
System Volume
Tweetz
Para combinar com o sistema operacional que mais cresce no mundo, um widget que traz facilidade ao acesso ao microblog de mais sucesso atualmente, o Twitter. O Tweetz coloca os tweets dos seus amigos diretamente no desktop, tirando a necessidade de acesso ao site do serviço ou às extensões para navegadores.
Tweetz
Language Translator
Para que acessar o Google Translate se é possível utilizar a ferramenta da Google para traduzir textos de vários idiomas diretamente na Área de trabalho? É exatamente isso que o widget Language Translator faz, basta digitar o pequeno texto na caixa de texto e traduzir até 54 idiomas diferentes.
Language Translator
Beaker CPU Meter
Widgets para demonstrar os índices de funcionamento do sistema não faltam. São várias ferramentas que fornecem dados sobre a capacidade máxima de uso de memória e processador. O Portal Baixaki recomenda o Beaker CPU Meter, pois sua interface gráfica personalizável combina bastante com o customizável Windows 7.
Beaker CPU Meter
Simple Search Bar
Uma ferramenta extremamente compacta para ser colocada na interface do sistema operacional. O Simple Search Bar é apenas uma barrinha de busca que utiliza os motores do Google, Windows Live Search ou Yahoo para realizar buscas na internet. Este widget utiliza o navegador padrão para mostrar os resultados.
Simple Search Bar
iPhone Battery Gadget
Sabe a bateria do iPhone? Pois ela transmite dados sobre a carga em tempo real para seus usuários. Se você não possui um smartphone da Apple, mas gostaria de ter os indicadores de bateria do notebook diretamente no desktop do Windows 7, instale este widget similar que fornece informações precisas sobre o nível de bateria do computador.
iPhone Battery Gadget
Sushi´s DriveInfo
Este widget permite que os usuários tenham acesso direto às informações de dados de disco, sem a necessidade de acessar pastas de sistema ou do Meu Computador. Com apenas algumas configurações é possível colocar atalhos para discos óticos, além disso, o Sushi´s DriveInfo possui uma série de temas a serem utilizados para personalizar e combinar com os outros itens do desktop.
Sushis DriveInfo
Uptime Gadget
Há quanto tempo seu computador está ligado? Não sabe? Pois instale o Uptime Gadget e saiba há quantos dias, horas, minutos e segundos você não desliga o sistema. Um widget muito útil para pais que querem provar a seus filhos que eles estão passando tempo demais na frente do monitor.
Uptime Gadget
Remote Desktop Gadget
Para controlar remotamente o computador de algum amigo (que tenha autorizado o auxílio) você não precisa de serviços de sites ou ferramentas VNC. Tudo o que você precisa é deste widget para Windows 7 instalado em ambos os computadores: controlador e controlado. Depois é só criar uma senha de conexão e aproveitar os recursos do sistema.
Remote Desktop
Talking Clock
Pare de colar folhas autoadesivas com recados e lembretes no seu monitor, pois agora você cria avisos sonoros em diferentes horários do seu dia. O Talking Clock permite inclusive que sejam colocadas frases antes dos horários, a fim de mostrar a tarefa antes que ela chegue. O formato de narração é internacional, mas o recurso é bastante interessante.
Talking Clock
Network Meter
Desconfiado de que sua internet não está atingindo as velocidades de transferência que devia? Instale o Network Meter e saiba quantos Kbps estão sendo enviados ou recebidos por seu computador. Além do velocímetro também há dados sobre os dados totais enviados ou recebidos pelo computador durante aquela conexão.
Network Meter
Notebook Info
Em um mesmo widget pode ser colocado um alarme de disparo variável, calendário, informações do processador, sinal de internet wireless e status da bateria. Tudo isso em apenas um pequeno espaço na Área de trabalho, só com o Notebook Info.
Notebook Info
Quanto pesa?
É fato que a presença dessas ferramentas facilita bastante a vida dos usuários, pois deixa tudo ao alcance das mãos, ou melhor, ao alcance de um clique. Mas uma dúvida frequente para muitos usuários é: possuir widgets na Área de trabalho faz com que o computador fique mais lento?
O Portal Baixaki fez a análise para descobrir isso da seguinte maneira: em um primeiro momento foi avaliado o Gerenciador de processos do Windows sem nenhum widget acionado no desktop. O resultado obtido mostrou que, somando todos os processos, um total de 962 MB de memória física estava sendo consumido pelos processos do sistema operacional.
Sem os widgets
Em seguida, os gadgets mencionados neste artigo foram ativados e os resultados foram alterados. Somando todos os processos, ocorreu uma adição de 228 MB no total de MB de memória utilizados pelo computador. Não houve aumento considerável na utilização da capacidade de processamento.
Com os widgets
Com isso, conclui-se que realmente é aumentado o consumo de memória física do computador, mas esses 228 MB só foram atingidos devido ao fato de sete widgets estarem em funcionamento no mesmo momento. Pu seja, deixar um ou outro na tela não faz mal algum para o computador.
Desinstalando os widgets
Caso não queira mais utilizar alguma das ferramentas instaladas, o usuário pode excluí-las do sistema operacional. Para isso é necessário clicar com o botão direito do mouse sobre algum ponto vazio do desktop e em seguida escolher a opção gadgets.
Uma janela com todos os aplicativos instalados na barra lateral do Windows será aberta. Escolha os que deseja excluir clicando com o botão direito do mouse, ordenando a desinstalação e então confirmando a atividade.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by ThemeShift | Bloggerized by Lasantha - Free Blogger Templates | Best Web Hosting