segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Seleção: programas para mudar a voz

0

Se você pudesse mudar a sua voz, como a deixaria? Grave, como se estivesse possuído, ou aguda, como um esquilinho? Infantilizada ou mais adulta? Masculinizada ou afeminada? Conheça alguns programas para você alterar a voz tanto ao vivo quanto em gravações. Prepare o gogó, porque começa mais um tutorial do Baixaki.

Pré-requisitos

  • Microfone (é preferível ter um headset);
  • MorphVOX Junior;
Clique para Baixar.
  • EXPStudio Audio Editor Free;
Clique para Baixar.
  • Skype Voice Changer;
Clique para Baixar.
  • Audacity;
Clique para Baixar.
  • Funny Voice;
Clique para Baixar.
  • AV Voice Changer Software Gold Edition;
Clique para Baixar.
  • What the Voice!?
Clique para Baixar.

Faça você mesmo

MoprhVOX Junior

MorphVOX Junior é uma opção criativa que altera a sua voz a partir do microfone, portanto, consegue aplicar os efeitos “ao vivo”, sem a necessidade de nenhuma gravação prévia. Logo, é um programa indicado para quem quer se divertir e sacanear os adversários em partidas online, uma vez que é compatível com jogos como Battlefield 2, Counter-Strike, Day of Defeat, Dungeons & Dragons Online, The Lord of the Rings Online e Warcraft. Ele também é compatível com Ventrilo e TeamSpeak.
Ao executar o MorphVOX Junior pela primeira vez, um assistente vai guiar você a fim de calibrar o microfone, o que é necessário para que o programa identifique o tom e o volume de sua voz. Se você não tem um headset, marque a opção “Echo Cancellation”, que aparece logo no início do assistente. Na mesma tela, é possível configurar todos os programas para utilizarem o MorphVOX como microfone padrão. Para isso, clique em “Assign Default Driver”.
Em seguida, o assistente pede para você ler um texto para acertar o volume. Clique em “Record” e leia a frase. Se o aplicativo exibir a mensagem “Level Not Good”, você deve conferir as configurações do seu microfone e fazer os ajustes necessários.
Configure o microfone para usar o MorphVOX.
Caso o MorphVOX Junior não identifique o seu microfone e você não ouça nada, cancele o assistente. Na tela do programa, acesse o menu “MorphVOX” e clique em “Preferences”. Vá em “Device Settings” e, em “Microphone”, escolha o dispositivo correto. Então, vá no menu “Tools”, escolha “Voice Learning” e “Voice Doctor” para executar o teste novamente.
Ajuste o seu microfone no MorphVOX Junior.
Agora que o seu microfone está configurado, você já pode escolher o tipo de voz e os efeitos. Use o primeiro menu drop down para escolher a voz: “Tiny Folks” é fina, como de duendes e baixinhos; “Man” simula tons masculinos; e “Woman” simula tons femininos. O menu abaixo, “Default”, também serve para escolher a voz desejada. Os botões “moprh” e “listen” servem, respectivamente, para aplicar a voz escolhida e ouvi-la instantaneamente.
Escolha seu personagem.
Na parte de baixo da tela, estão os efeitos sonoros que você pode aplicar. “Alarm Clock” é um despertador de relógio, “Cuckoo” é o famoso pássaro do relógio, “Drum Roll and Cymbal” é uma bateria e “Screech!” é uma estridente freada.
Aplique efeitos para se divertir.
Além dos jogos já citados, MorphVOX também se integra a vários programas, como Skype, Audacity, MSN Messenger e outros. No Messenger, por exemplo, basta acessar Ferramentas > Instalar dispositivos de áudio.
No primeiro botão, você precisa escolher “Personalizar”, e, mais abaixo, escolha o microfone da “Screaming Bee Audio”, que é a desenvolvedora do MorphVOX. Ajuste o volume, clique em “Avançar” e conclua o assistente. Agora é só conversar com alguém e se divertir. O procedimento para integrar o MorphVOX a outros comunicadores é parecido.
Integrando o MorphVOX ao Messenger.
Nas configurações (menu MorphVOX > Preferences), é possível definir a opacidade da janela do programa. Você também pode ajustar especificidades de áudio como “Sound Threshold” (que é o ponto a partir do qual o efeito deve ser aplicado, baseado no volume do microfone), “Sound Quality” (qualidade que, quanto maior, mais processamento vai exigir) e “Listen Delay” (atraso em relação à aplicação do efeito e a possibilidade de ouvi-lo).
MorphVOX Junior suporta atalhos de teclado. Nas preferências, em “Key Mappings”, configure os atalhos para diversas funções.
Esta é, de fato, uma versão reduzida de um programa com muito mais efeitos disponíveis, o MorphVOX PRO. Porém, a versão completa não é gratuita. Clique aqui para saber mais e fazer o download.

EXPStudio Audio Editor Free

Este é um editor de áudio simples que também aplica efeitos para alterar a voz. Ele conta com efeitos cômicos, como afinar e engrossar. Curiosamente, o efeito que afina leva o nome “Chipmunk”, ou seja, esquilo; já o efeito que engrossa é chamado de “Zeus”. EXP Studio Audio Editor também converte vozes masculinas e femininas. Diferentemente do MorphVOX Junior, ele não altera a voz em tempo real, portanto não é a melhor opção para gamers.
A instalação do EXPStudio é bem simples e não requer nenhum procedimento específico. Com o programa em execução, abra um arquivo em File > Open. O programa suporta vários formatos, inclusive MP3, WAV, OGG e WMA.
Se preferir, grave uma mensagem pelo próprio EXPStudio. À direita, clique em “Recording”, escolha o microfone a ser utilizado e ajuste o volume logo embaixo. Então, clique em “Record” (o botão vermelho) para começar a gravação. Clique em “Stop” (o quadrado preto) para concluir.
Configure o microfone no EXPStudio.
É necessário selecionar o trecho em que o efeito deve ser aplicado. Basta usar o mouse e arrastar. Se precisar aumentar ou diminuir uma seleção já aplicada, use as pequenas bordas amarelas na parte de cima.  Outra possibilidade é usar a combinação Ctrl + A para selecionar o arquivo todo.
Abra o menu “Special FX” para aplicar o efeito desejado. São eles: “Female to Male” (voz feminina para masculina), “Male to Female” (masculina para feminina), “Chipmunk” (afinar) e “Zeus” (engrossar).
Selecione o efeito desejado.
Além das brincadeiras de voz, EXPStudio também tem ferramentas mais “sérias”: a amenização da respiração do cantor/locutor (“Voice Breath Reduce”) e a redução de ruído em fitas cassete (“Cassette Noise Reduce”). São ferramentas que podem melhorar a gravação caso seu microfone capte muitos ruídos.
Feito isso, clique em File > Save as para salvar o arquivo. A versão gratuita do EXPStudio salva nos formatos MP2 e WAV somente.

Para quem usa Skype

Skype Voice Changer vai surpreender seus contatos. Ele adiciona vários efeitos pré-definidos à sua voz, mas você pode alterá-los facilmente com simples niveladores.
O complemento vem em um arquivo compactado no formato ZIP. Portanto, utilize um descompactador como WinZIP ou WinRAR para extrair o conteúdo na pasta que você preferir. Abra o executável com o nome “TestApp.exe”. Abra também o Skype e mantenha-o em execução.
Clique no botão com o símbolo do comunicador.
Integre o Voice Changer ao Skype.
Será solicitada sua autorização para que o Voice Changer interaja com o mensageiro. Responda “Sim” para essa pergunta e volte à janela de testes (essa mensagem só será exibida uma vez). Clique em “+” para escolher um efeito. Então, ele é listado e as configurações aparecem à direita. É possível utilizar vários efeitos de uma só vez, mas cuidado para não exagerar e tornar sua voz inaudível.
Escolha o efeito e faça ajustes.
Feito isso, basta abrir o Skype e começar a conversar com um contato. Mantenha o Skype Voice Changer aberto enquanto você quiser que sua voz seja alterada. Se você fechá-lo, sua voz voltará ao normal.
Para testar o efeito antes de aplicá-lo no Skype, grave sua voz com algum editor e salve o arquivo de áudio, ou então utilize um áudio já gravado anteriormente. Clique no botão “Open Sound File” (com o desenho de uma nota musical) e localize o arquivo. O Skype Voice Changer não mostrará nada, mas não estranhe. Escolha o efeito desejado e clique em “Play” para conferir como ficou. É necessário abrir o arquivo a cada efeito aplicado.

Audacity

Este bom e gratuito editor de áudio também tem recursos para aplicar à voz. Grave o áudio com o programa ou então abra uma gravação prévia. Selecione o trecho desejado ou então use a combinação Ctrl + A para selecionar todo o áudio. Vá ao menu “Efeitos” e observe algumas possibilidades.
A primeira é usar o “Alterar altura (pitch)”. Com este efeito, é possível mudar a altura para cima ou para baixo. Ele identifica o tom da voz e você só escolhe se deseja aumentar ou diminuir. Faça isso manualmente ou então use o deslizador “Percentagem de alteração”. Clique em “Preview” para ouvir a modificação antes de aplicá-la.
Alteração de altura com o Audacity.
Outro efeito que muda a voz é o “Alterar velocidade”. No entanto, ele deixa a gravação mais demorada ou rápida. Use o deslizador para a esquerda para deixar a voz mais grave e para a direita para deixar mais aguda. Esse efeito, quando muito exagerado, torna a gravação inaudível.
Efeito para alterar velocidade.
O recurso “Delay” permite adicionar eco a uma gravação. Ao aplicar o efeito, você determina o atraso em relação à voz original (“Delay time”) e o número de ecos (“Number of echos”). Quanto menor o número em “Decay amount”, mais repetição da voz original será percebida.
Coloque eco nas suas gravações.

Funny Voice

Este é um programa muito simples para alterar a voz. Ao executá-lo, defina o microfone a ser utilizado e a saída de áudio, e clique em “Start!”. Altere o “Pitch” para menos (voz grave) ou mais (voz aguda). O programa pode gravar a mensagem no seu computador, bastando clicar em “Record” para isso.
Funny Voice.

Programas pagos

AV Voice Changer Software Gold Edition

Este programa muda o timbre via internet, PC fone, jogos, chat etc. Ele muda a voz para feminina, masculina, criança, bebê e outros efeitos. A interface é um pouco complexa, pois reúne todos os controladores do programa em uma única janela.
Uma maneira simples de aplicar efeitos é clicar no botão “Nickvoices” e explorar as opções, divididas em “For Male” (para homens), “For Female” (para mulheres) e “Special” (especiais). No entanto, a versão gratuita de testes do programa permite escolher poucos efeitos.
O programa também conta com um “Morpher” manual, ou seja, um nivelador que altera a voz da maneira que o usuário preferir. Mas não é possível utilizá-lo na versão gratuita. Logo ao lado, há um nivelador para Hz que varia de 8000 (menor qualidade) até 48000 (maior qualidade).
AV Voice Changer Software Gold Edition tem também tocador e gravador próprios, além de um analisador que mostra, em ondas, características como harmonia, brilho e tom de uma gravação. Outro recurso interessante é o “Parody”, que serve para parodiar uma voz, ou seja, criar um efeito a partir de uma voz gravada anteriormente. Infelizmente, este recurso também é pago. Não há dúvidas de que, se o usuário estiver disposto a pagar, este é um dos mais avançados alteradores de voz.

What the voice!? (para iPhone)

Se você tem iPhone ou iPod Touch e está disposto a desembolsar US$ 0,99, a opção é o “What the Voice!?”, que adiciona 12 efeitos dos mais variados à voz. Tudo o que você precisa fazer para começar é gravar qualquer mensagem com o aplicativo, através da função “Record”.
What the Voice!?
Depois, confira a lista de efeitos disponíveis na tela e ouça como o som ficaria em diversos jeitos diferentes: voz original, invertida, em tom de robô, monstro, rápida ou lenta. Vale a pena ouvir cada uma delas, já que todas têm suas peculiaridades de timbre e entonação.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by ThemeShift | Bloggerized by Lasantha - Free Blogger Templates | Best Web Hosting