Se você está precisando apagar e remover algum serviço do Windows (Windows XP, Vista, Seven, 8) ou quer fazer um tweaking (otimização) e retirar serviços inutilizados em seu computador por definitivo, há uma maneira de fazer isso pela linha do prompt de comando direto do Windows.
Essa dica pode ser usada caso algum serviço está causando erro, removeu um aplicativo e ficou o serviço (lixo) ou se quer remover por definitivo em vez de apenas desativar o serviço do Windows. Enfim, vamos à dica de como apagar o serviço do Windows.
Removendo Serviços do Windows
Mas atenção, uma vez apagado este serviço, ele será excluído para sempre do Windows e dependendo do serviço, sem possibilidade de volta. Por isso, cautela e realmente apague o serviço que tiver total certeza que não o utilizará ou que está atrapalhando as tarefas do Windows.
A primeira coisa que devemos fazer é identificar o nome do serviço. Para isso, vamos abrir o “gerenciador de serviços do Windows”. Basta no menu iniciar do Windows, buscar por “services” ou “Serviços” (caso use o Windows XP, busque por “services.msc” no executar) e abrir o mesmo.
abrindo services do Windows
Serão mostrados todos os serviços registrados e disponíveis no Windows, tanto os ativados quando os desativados:
Lista de serviços do Windows
Agora, clique duas vezes em cima do nome do serviço que deseja remover para que se abra uma janela com os detalhes deste serviço. Você irá precisar pegar o nome do serviço. Basta selecionar o nome e copiar.
Pegando nome do serviço do Windows
Em seguida, abra o prompt de comando, abrindo com prioridade de administrador (caso use o Windows Vista ou 7). Para isso, busque por “cmd” e clique com o botão direito do mouse em cima do ícone do programa, selecionando “executar como administrador”.
Abrindo prompt como administrador
Agora devemos usar o seguinte comando no prompt (apertando Enter após o comando para executá-lo):
Sc delete NOME-DO-SERVICO
Comando sc delete
Caso o nome do serviço que deseja remover contenha espaços, use o comando com o nome do serviço com aspas, como mostrado na imagem abaixo:
sc delete serviço com espaço
Se você for até a janela com a lista de serviços do Windows (services.msc) e apertar F5 para atualizar, perceberá que o serviço foi removido.
Note que você deverá ter o maior cuidado para não excluir o serviço incorreto, pois como mencionei, após apagar, não terá volta.